terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Outras formas de ganhar dinheiro

No último post falei sobre como começar um negócio próprio.
Vou confessar-te...não descansei enquanto não comecei o meu... mas não é a única forma de ganhares dinheiro, nem tão-pouco de te tornares financeiramente independente.

Há muitas formas de ganhares dinheiro (legalmente!):

1º Trabalhar por conta de outrem

A forma mais óbvia de ganhar dinheiro (não sendo a mais inteligente), mas é a que nos educaram a fazer. Supostamente é aquela que tem menor risco...até ao dia que somos despedidos e não temos plano B, nem plano C porque dedicámos 8, 10, 12 horas por dia a trabalhar sem nos preocuparmos com outras fontes de rendimento. Já fiz outros posts. Acho por isso que não é pouco arriscada, dás o teu bem mais precioso que é o teu tempo e acabas por não ganhar assim tão bem...

2º O Biscate

O que eu chamo de biscate é o complementozinho que temos depois de trabalhar. Há de tudo, desde a Chic que depois de trabalhar ainda faz uns salgadinhos para festas, outras que fazem umas bijuterias para vender online, outras que dão uma ou outra explicação...enfim 1 ou 2 horas de trabalho ao fim do dia que não são mais do que o complemento do salário. Sorry babies, mas não enriquece ninguém!

3º Negócio Próprio

Já estamos melhor. Já estás a trabalhar para ti. Se fores boa no que fazes, podes ganhar muito dinheiro. Se não trabalhares o suficiente ou se não trabalhares bem, podes ganhar muito pouco. Aqui está uma grande classe de pessoas. Desde as trabalhadoras independentes (médicas, advogadas, economistas, arquitetas, designers, etc.) a pessoas que abriram o seu próprio negócio e já tem empresa constituída, e até podem ter 2 ou 3 pessoas a trabalhar para elas....mas o rendimento só se faz se o seu trabalho existir. O sucesso do negócio está dependente delas.
Pode ser bom. Mas depende do trabalho que temos.

4º Empresária

Estamos a melhorar....estamos a falar em ter uma participação numa empresa. Ou seja, somos sócias de alguém, numa empresa e no fim recebemos uma parte dos lucros. Não trabalhamos, apesar de podermos estar de alguma forma envolvidos nos destinos da empresa.
Cuidado na forma como se faz isto em Portugal. É preciso ter totalmente definidos todas as formas de saída de dinheiro da empresa e de distribuição de lucros, principalmente se o outro sócio for um sócio-trabalhador. Senão pode ser meio caminho andado para os problemas...e o que a Chic aqui quer é dinheiro, não são problemas. Por isso, regra #1: tudo muito bem definido à partida.
Mas podes ser sócia de um centro de estética, de uma imobiliária, de um jardim infantil, sem ter de andar a fazer limpezas de pele, vender casas ou tirar fraldas a bebés...olha que o que não faltam são negócios à procura de "sócias investidoras". É uma questão de estares atenta!

5ª Investidora

A minha favorita! Investes o teu dinheiro de deixas os teus "soldadinhos" (somo o outro lhes chamava) trabalharem para ti. Sem preocupações. Só tens de escolher os meios certos. Desde os depósitos a prazo (que são um mau investimento - sais a perder porque a remuneração que tens é sempre pior do que a inflação: ou seja, se antes de investir conseguias comprar duas malas da Michael Kors, quando tiras de lá o dinheiro só compras 1 mala e 1 carteira!) a obrigações (um mal menor que também não gosto), a ações (que tirando o marasmo do mercado português podem ser muito interessantes), ou até ETF (não te assustes queriduxa, são fundos, de preferência low-cost para quem não sabe ou não quer ter a responsabilidade de escolher as ações, e então compra títulos que representam um índice: explicando melhor títulos que valorizam ou desvalorizam proporcionalmente à Bolsa de Nova York ou de Londres, ou outra...depende do fundo que escolhas), ou mesmo um arrendamento de uma casa ou de uma parte de casa.
Aqui é só esperar que o dinheiro trabalhe por ti!

Nice and clear! É só escolher o que queres!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!